AFPAD aos 25 anos discute os novos caminhos da inclusão e educação

AFPAD Celebra 25 anos

No âmbito da comemoração dos 25 anos da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) realizou no passado dia 26 de fevereiro de 2018, pelas 14:30, o Colóquio “Desafios da Inclusão na Educação e Comunidade”. O evento teve lugar no auditório da Escola Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão) e foi promovido pela AFPAD, em parceria com a Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, PASEC e Escola Profissional Bento Jesus Caraças.
A AFPAD atua no concelho de Vila Nova de Famalicão desde 1993 no âmbito da prevenção e apoio a pessoas com deficiência e suas famílias, contando com as respostas sociais de Centro de Atividades Ocupacional, Intervenção Precoce na Infância e Lar Residencial. Com base na sua experiência e ação diária, a instituição promoveu um encontro para discutir o tema da inclusão na educação e comunidade. Estiveram presentes na efeméride o Presidente do Município de Famalicão, Dr. Paulo Cunha e o Diretor do Instituto da segurança Social de Braga, Dr. João Teixeira.
A principal conclusão da iniciativa passou pelo facto de os envolvidos acreditarem que uma verdadeira inclusão, consciente e apoiada, contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Este colóquio visou a partilha de experiência e para a promoção da melhoria das práticas. O evento contou com a participação de oradores de renome e elevada experiência, nomeadamente Rosário Ferreira (Coordenadora de Educação Especial do AECCB) e Luís Roque (Diretor Técnico da CERCIFAF) no painel “Os desafios da docência na Educação Especial”. Num segundo momento foi promovida uma mesa-redonda alusiva ao tema “Sociedade inclusiva: respostas no âmbito de CAO” contado com a ilustre presença de Fátima Alves (Diretora da Unidade de Formação e Investigação do Instituto Nacional para a Reabilitação), Mário Martins (Presidente da Associação Gerações), Rosa Lopes e Camila Costa (Técnicas da APPACDM de Braga).


Vila Nova de Famalicão, 13 de Março de 2018

2017-12-04