AFPAD Celebra o Carnaval

AFPAD Celebra o Carnaval

Porque é Carnaval e ninguém leva a mal, diz o ditado popular! Os jovens do Lar Residencial “A Minha Casa “celebraram mais um Carnaval!

Este ano bem diferente, porque os foliões não puderam desfilar pelas ruas da cidade, como é habitual. Porém, não foi impeditivo para que os jovens do lar realizassem o desfile de Carnaval, no espaço envolvente ao mesmo.  Durante alguns dias trabalharam, afincadamente, para que neste dia tudo saísse de modo Carnavalesco. Sob o tema das profissões e personagens emblemáticas de algumas histórias, com as quais os jovens se identificam, durante alguns dias organizaram-se em diferentes grupos e distribuíram tarefas. Para o efeito, no atelier de arte plástica elaboram as tão representativas máscaras de Carnaval que marcaram e alegraram os diferentes espaços do lar. No âmbito do Espaço Picasso exploraram a história do Carnaval e escolheram os disfarces para cada um.

A manhã começou com o alvoroço característico destes dias, de pura folia e reinação. Os pormenores da decoração foram finalizados e, ainda houve tempo para o ensaio do desfile. Nas palavras da Direção Técnica – “A animação reinava entre os jovens e os colaboradores, as gargalhadas sonoras faziam-se ecoar como sinal de que tarde iria seria bem foliante.” Entre brincadeiras e partidas a manhã estava a terminar.

A tarde chega e com ela o tão desejado festejo de Carnaval, onde as serpentinas deram movimento e cor neste dia em que a paleta das cores do lar teve um brilho reluzente e único, como se quer em dias de Carnaval. No desfile marcou presença a tão carismática Ardina, que com ela levava os jornais a serem distribuídos, o alegre e bem-disposto Padre, os tão conhecidos Tropas sempre prontos para folia, o Automobilista também quis marcar presença, assim como, o Mecânico e o Adepto. Para além, da Educadora que se fez acompanhar do Capuchinho Vermelho e da Pocahontas dos anos vinte. Neste deste, não pode faltar a tão conhecida Dama do desfile e claro que a Cozinheira marcou presença para que fossem provadas as iguarias deste dia.

O dia já ia vai longo, mas a reinação prometia continuar a alegrar e a contagiar todos que ali estavam!

Para a Direção Técnica “todas as atividades devem privilegiar a componente lúdico pedagógica”. Esta foi mais uma atividade em que possível aliar o conhecimento e a autonomia à diversão e à animação!


Vila Nova de Famalicão, 22 de fevereiro 2021

2021-02-22