AFPAD VAI A CASA 2021

AFPAD Vai a Casa 2021

No dia 5 de fevereiro de 2021 a  resposta social do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO)  da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência através do projeto "AFPAD VAI A CASA", deu continuidade ao trabalho realizado com e para os nossos jovens do CAO, fornecendo-lhes mais ferramentas, estratégias e metodologias que garantam a sua rotina, nestes dias excecionalmente atípicos para todos nós, potenciando a sua aprendizagem, promovendo a sua capacitação e formação para uma verdadeira inclusão na comunidade. Nas palavras da Direção Técnica “é um sinal de compromisso com os nossos jovens, de que estaremos sempre presentes garantindo o bem-estar de todos. Este foi mais um dia fantástico na nossa história, mais um capítulo repleto de façanhas e caminhos percorridos entre ruas e ruelas em prol do bem-estar dos nossos jovens. Os sorrisos e o olhar feliz de cada um e das famílias por nos verem confirmaram que também nós somos a família, somos diferenciadores na promoção da qualidade de vida de cada um. Estamos certos que se renovaram as energias e que se atenuou as saudades de todos. Aproveitamos ainda, este dia, para oferecer bolachas a cada um. Estas surgem no âmbito do projeto culinário “A Redonditas” que todos gostam de saborear e apreciar a textura dos diferentes ingredientes e sabores! A cada um entregamos e distribuímos as tarefas individuais respeitando as diferenças e potencialidades individuais de cada um.”

Este projeto continua a ter como objetivo estabelecer a ponte com novas rotinas que diariamente, nos colocam perante novas vicissitudes, sem nunca nos esquecermos do nosso foco:  promovermos a capacidade de readaptação e de recriação através da aptidão que cada um tem em se moldar a novas realidades e (re)aprendizagens. A Direção Técnica afirma que “estamos e estaremos sempre deste lado a trabalhar e a apoiar!” Acrescenta que, “nestes dias, ainda, de incerteza e dúvida para todos nós queremos partilhar com todos o espírito de Fé, de Esperança, de Resiliência e de Superação que se vive na AFPAD.”

Este espírito que aqui se vive não é apenas o reflexo destes dias de incerteza e dúvida, mas é um espírito que sempre permanece entre os que colaboram com a AFPAD porque juntos estaremos sempre preparados para saltarmos as barreiras e chegarmos à meta como vencedores de um trajeto que se quer trilhado por todos e para todos.

De salientar que a resposta social de Lar Residencial continua ativa e a manter as rotinas, dentro das contingências e medidas que se impõem, pois “é o essencial para garantirmos a estabilidade socioemocional de todos nós”, afirma a Direção Técnica. “Todos acreditamos que vamos vencer esta situação menos positiva, para o qual todos nós fomos convocados, e vamos sair, ainda, mais fortes e unidos, se todos mantiverem a consciência cívica! O afastamento social não é fácil, mas só assim conseguiremos escrever mais páginas na nossa história. Queremos deixar um pequeno contributo cheio de energia positiva, numa onda de solidariedade e de esperança que a todos queremos transmitir. “

Num momento excecional queremos dizer a todos que estamos bem e felizes!


Vila Nova de Famalicão, 09 de fevereiro 2021

2021-02-09