Antoninas 2020 na AFPAD

AFPAD Celebra Antoninas 2020

Foi num ambiente envolto de alegria e satisfação que os jovens da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD), das respostas sociais de CAO e Lar, cumpriram a tradição e, celebraram o Santo António, através de um almoço churrasco alusivo e de um pezinho de dança, como se quer! Nas palavras da direção técnica “esta comemoração, embora não tenha sido realizada como habitualmente, em conjunto com os jovens destas duas respostas sociais. A mesma surge da vontade deles, que apesar de saberem que seria diferente dos anos anteriores, dado o momento verdadeiramente atípico que estamos a vivenciar, envolveram-se ativamente nos diferentes ateliers e definiram tarefas, de forma eximia, para elaboração da decoração, tendo por base a pesquisa que realizaram sobre a origem e a história de Santo António, assim como a planificação de todas as atividades para a comemoração desta festa tão popular entre nós”.

Aproveitaram, ainda, este momento para realizarem, também, algo que tanto gostam, como é o exemplo de alguns jogos tradicionais. Que a todos alegrou! De salientar que o tradicional manjerico e a marcha popular também marcaram presença! “Tudo foi preparado com o carinho e o entusiasmo que caracteriza os nossos jovens. Como sempre a boa disposição foi a palavra de ordem”!

Esta atividade, promoveu momentos de pura partilha, interação e coesão entre todos, potenciando as competências de planificar, estruturar e de organizar. Assim como, a capacidade criativa e empreendedora. Para a AFPAD este tipo de iniciativas visam e estimulam o desenvolvimento de uma comunidade em que se privilegia a promoção de competências e a inclusão social!

Estes tipos de atividades contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor dos nossos jovens, promovendo níveis elevados de satisfação e bem-estar. A AFPAD defende que “não devemos fazer pelo outro o que ele é capaz de fazer. Pois queremos jovens adultos espontâneos e não plásticos numa lógica de uma perspetiva reflexiva”.

“Acreditamos que a (re) adaptação à rotina é fundamental para manter o equilíbrio biopsicossocial”, afirma a direção técnica. 

#vaificartudobem 🌈🍀


Vila Nova de Famalicão, 18 de junho 2020

2020-05-18