AFPAD Comemora Dia Mundial da Rádio

AFPAD Celebra Dia Mundial da Rádio

No Dia Mundial da Rádio que se celebra a 13 de fevereiro os nossos jovens das nossas respostas socais Lar Resistência “A Minha Casa” e CAO visitaram e participaram na emissão da manhã da rádio Digital FM.

A preparação desta atividade foi desenvolvida pelos jovens no atelier da Aprendizagem Funcional e do Cantinho das Letras no âmbito do tema “Meios de Comunicação”. Os jovens realizaram pesquisas, exploraram os meios de comunicação e solicitaram a visita à Rádio com exploração in loco para consolidarem o tema trabalhado.

Aqui, deram a conhecer aos ouvintes da Rádio Digital a AFPAD, conversaram sobre as atividades que desenvolvem, mas principalmente exploraram a magia e o poder da comunicação transmitida pela voz. Desmistificando o encanto do desconhecido.

De realçar que esta atividade tem como objetivo estimular os nossos clientes ao nível da linguagem, da significação e do vocabulário, na rádio a linguagem é simples e caracterizada pela repetição de conceitos de modo a que o ouvinte possa assimilar a ideia que se pretende comunicar o que permite também o desenvolvimento da audição e da memória. Como referem os jovens da AFPAD “A rádio "fala" e, para receber a mensagem, é apenas necessário ouvir”.

Da recolha e pesquisa realizada pelos nossos jovens foi possível perceber a importância deste meio de comunicação de massas.  A rádio permitiu o imediatismo da notícia devido à possibilidade de divulgar os factos no momento exato em que ocorrem: tornando possível saber o que está a acontecer em qualquer lugar do mundo potenciando deste modo o poder da imaginação e da criação.

O Dia Mundial da Rádio pretende consciencializar as pessoas sobre a importância do acesso à informação e à liberdade de expressão sendo este um dos mais importantes meios de comunicação que mesmo na era digital, continua a ser fundamental para a divulgação de informação, promover a educação e empoderar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para a Direção Técnica, este tipo de atividade permite o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos clientes “a rádio envolve o ouvinte fazendo-o participar de um "diálogo mental" com o emissor. Em simultâneo, desperta a imaginação através da emocionalidade das palavras e dos recursos de sonoplastia, permitindo que as mensagens tenham nuances individuais.”

A AFPAD agradece a disponibilidade da equipa da Rádio Digital, um agradecimento à jornalista Juliana Machado, pela forma como nos recebeu, pelas palavras dirigidas á nossa instituição e jovens. Sendo que a principal missão da AFPAD é garantir o desenvolvimento biopsicossocial dos nossos jovens através do seu envolvimento ativo na comunidade, com a rede de parcerias estabelecidas é possível a concretização de atividades com impacto significativo na vida dos nossos jovens.

 

A Todos o nosso Muito Obrigado!


Vila Nova de Famalicão, 20 de fevereiro 2020

2020-02-20