AFPAD realiza Passeio Institucional

AFPAD realiza Passeio Institucional 

No passado mês de outubro os clientes da AFPAD (Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência) realizaram o passeio anual da instituição, que este ano teve a cidade do Porto como destino, sob o tema dos descobrimentos. Neste passeio, também, participaram alunos do Departamento das Necessidades Educativas do Agrupamento Escolas Camilo Castelo Branco.
Todos puderam viajar de comboio, meio de transporte de que tanto gostam e aproveitaram para apreciar a viagem e as vistas. Chegados à estação de S. Bento foi possível admirar os azulejos e a arquitetura da estação que muito os animou. Estávamos no centro do Porto, na Avenida dos Aliados e os nossos clientes puderam sentir a agitação matinal de uma cidade em constante rebuliço. Entretanto a hora do almoço aproximou-se e o local escolhido foi o mais bonito MacDonalds do mundo!! Daí seguimos para o Museu dos Descobrimentos com as margens do rio Douro sempre como pano de fundo e companhia. No museu foi possível conhecer a história, a nossa história das Descobertas, sentir os cheiros e descobrir a beleza de outros povos: Brasil, África e Índia. Foram aqueles que mais despertaram os nossos clientes. Ouviram, questionaram e vivenciaram novas experiências de partilha e de união integrativa. E descobriram novas histórias da história!
De salientar que todo este passeio foi pensado e desenvolvido pelos clientes. E, a Direção da AFPAD contribuiu de forma direta para a realização de mais um sonho dos seus clientes estimulando a sua aprendizagem e imaginação!
Para a direção técnica este tipo de atividades visam o desenvolvimento de uma comunidade em que se privilegia a promoção de competências e a inclusão social! A direção técnica afirma, ainda, que se adaptam diariamente às necessidades de cada um dos seus clientes como facilitadora da inclusão para todos, porque todos são autónomos na sua condição de pessoa com dignidade humana numa perspetiva de inclusão concreta, objetiva bem e realista.


Vila Nova de Famalicão,29 de Novembro 2019

2019-11-28