Colónia de Férias 2019 AFPAD “A Minha Praia”

AFPAD Celebra Colónia de Férias 2019

Realizou-se entre os dias 15 a 26 de julho a Colónia de Férias 2019 da AFPAD –“A Minha Praia”, na Praia Azul, em Vila do Conde. Esta colónia desenvolveu-se no âmbito da candidatura ao “Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.”( Instituto Nacional para a Reabilitação). Nesta atividade participaram 31 clientes da AFPAD portadores de deficiência e incapacidade, que frequentam a associação nas respostas sociais de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial. “A Minha Casa”.
Para a Direção Técnica da AFPAD “a alegria, o contentamento, a diversão e o bom ambiente criado pelos clientes foi evidente, pois para muitos deles esta é a única oportunidade de beneficiar de um período na praia”. O sucesso desta atividade deve-se ao envolvimento de todos os colaboradores e também ao apoio dos voluntários, que são sempre uma mais valia. Durante os 10 dias de praia realizaram-se várias atividades salientando-se a Simbologia Grupal que abordou o Dia do Amigo. Assim, o ponto de partida para cada um dos clientes foi completar a frase “És meu amigo porque….”. Deste modo, falavam sobre o seu amigo e atribuíam-lhe um objeto que simbolizava essa amizade. No final da atividade todos colocaram dentro de uma cápsula os símbolos, eternizando este momento e a própria amizade.

Ao longo destes dias os clientes da AFPAD desfrutaram de mergulhos, saborearam a maresia, sentiram a areia molhada, e deram muitas e sonoras gargalhadas.

A Direção técnica da AFPAD reforça que estas atividades permitem a integração dos clientes numa sociedade mais inclusiva porque os mesmos não ficaram apenas pelo passeio junto à praia, mas experimentaram e vivenciaram in locu todas as sensações e bem-estar que a praia lhes proporciona. Este é um dos principais objetivos de uma Praia inclusiva, isto é, contribuir para a diminuição do isolamento da exclusão social e da mudança de mentalidades, reforçando-se laços de amizade e de afetividade.

No último dia de praia os clientes saborearam um delicioso gelado escolhido ao gosto de cada um.  

Tendo em conta o elevado grau de satisfação dos envolvidos na iniciativa a mesma voltará a ter lugar no próximo ano letivo.


Vila Nova de Famalicão,29 de julho 2019

2019-07-29