JOGOS DA DIFERENÇA 2018 JUNTAM MAIS DE 250 JOVENS

Jogos da Diferença 2018


A PASEC em parceria com a AFPAD e AML, e apoiados pelo Programa Escolhas, organizaram os Jogos da Diferença 2018. Foram mais de 250 os jovens que, no Edifício das Lameiras em Famalicão, deram corpo a um evento que já vai na sua quinta edição.

Na abertura, o Vereador do Associativismo do Município de Famalicão, Mário Passos, recordou a relação de proximidade que manteve com a iniciativa Jogos da Diferença, visto que participou nas primeiras edições. Recordou que se trata de uma atividade ímpar porque “envolve realmente todos, independentemente da sua situação económica, social ou cultural”. Por sua vez, a Presidente da PASEC, Sara Gomes, agradeceu a disponibilidade de todos os parceiros. Ainda na abertura, a Vice-Presidente da AML, Carla Faria, registou a disponibilidade da AML para continuar a colaborar nestes projetos e Glória Carvalhais, Coordenadora do Programa Escolhas para a Região Norte, deu os parabéns a todos os parceiros pela qualidade do trabalho desenvolvido.

O evento abriu com o espetáculo “Somos a verdadeira diferença… “. Esta demonstração performativa juntou a Companhia de Teatro ADN da PASEC, a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC, Arena, e a sua Companhia de Percussão 2.90. Subiram palco mais de 50 crianças e jovens que fundiram as três artes numa demonstração performativa assente na temática da Educação Intercultural.

Seguiu-se a competição dividida por sete jogos gigantes e sete equipas. Cada equipa integrava jovens com necessidades especiais. No fim do evento foram entregues os troféus aos participantes e vencedores. Participaram ainda no evento o Lar de Jovens da Oficina de São José de Braga e a Casa da Juventude de Guimarães. O evento estava integrado no plano de ação do projeto Eurobairro E6G, integrado no Programa Escolhas, do Alto Comissariado para as Migrações.



Vila Nova de Famalicão, 1 de Julho de 2018

2018-06-29