AFPAD lança projeto europeu Diferencces

AFPAD lança projeto europeu Diferencces

A AFPAD apresentou e aprovou o seu plano de ação e orçamento para 2018. Com um orçamento a rondar os quatrocentos e cinquenta mil euros, a grande novidade é o lançamento do primeiro projeto de dimensão europeia da AFPAD, o projeto Diferencces em parceria com organizações sociais da Eslováquia e Itália.

       Este projeto assenta na premissa de que todos os jovens, independentemente da sua condição mental, social, física ou cultural podem e devem ter acesso à sua realização pessoal, profissional e social, nomeadamente os jovens com necessidades especiais e sociais.

       Durante a apresentação do plano, Abraão Costa, Vice-Presidente da AFPAD, deu a conhecer que no meio do fenómeno dos NEETs, (No Employment, no Education, no Training), ou seja jovens que se encontram sem emprego, não estão integrados no sistema educativo do seu país e não se encontram em formação ou treino, existe um grupo ainda com menos apoio dentro do fenómeno dos NEET, nomeadamente os jovens com deficiência.

       Por estas razões foi criado o Projeto Diferences, que pretende apoiar a reintegração de jovens com deficiência, que nunca tiveram qualquer tipo de experiência ou intercâmbio internacional de Portugal, Itália e Eslováquia em processos de ensino-aprendizagem, envolvimento social e associativo, voluntariado ou no mercado de trabalho partindo do seu quadro de competência real, permitindo a cada um deles exercer em pleno o seu quadro de direitos e deveres enquanto cidadãos europeus.

       É também objetivo revelar, disseminar e divulgar novas formas de reintegrar jovens com o perfil já mencionado através de dinâmicas de educação não formal e que estas não têm de estar desintegradas dos modelos tradicionais de formação, educação ou profissionalização.

       Por fim o Diferencces pretende materializar o contexto europeu para estes jovens e as oportunidades que este encerra através das instituições europeias são um universo aberto a todos, incluindo jovens com poucas oportunidades.

       O projeto Diferencces é apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.


Vila Nova de Famalicão, 4 de Dezembro de 2017

2017-12-04