Regressou a campanha "O amarelo por um sorriso"

AFPAD na defesa do ambiente

       A Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) decidiu aderir a uma nova campanha do projeto “O amarelo por um sorriso”, promovido pela Resinorte, com o objectivo de despertar e incentivar o interesse pela separação e valorização dos resíduos sólidos urbanos e a defesa do meio ambiente. Esta é a reedição da campanha de 2014 que foi um enorme êxito junto de todas as IPSS e outras organizações aderentes.

       À semelhança do que aconteceu em 2014, a campanha de 2016 baseia-se na separação e armazenamento de todo o tipo de material a colocar no contentor amarelo do ecoponto, ou seja, embalagens de plástico, de metal e embalagens de bebidas.

       A campanha pretende associar o objectivo da separação e a vertente ambiental ao objectivo social, contribuindo com a possibilidade da instituição adquirir um bem que lhe seja necessário. A campanha já está em curso, terminando no dia 31 de Outubro de 2016.

       Nesta campanha de 2016, e também à semelhança do que aconteceu em 2014, a instituição pretende envolver todos os utentes, colaboradores e dirigentes da AFPAD que vão passar a acondicionar em sacos plásticos, depois de devidamente esvaziadas, as embalagens de plástico, metal e embalagens de bebidas que depois serão recolhidos pela Resinorte no Lar Residencial localizado na Freguesia de Vermoim.

       A Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência vai voltar a bater-se para ser a vencedora deste “concurso”, recebendo assim o prémio que consistirá na oferta de um equipamento de interesse para a instituição de valor proporcional à quantidade de resíduos entregues.

       Desenvolvendo a sua acção com jovens portadores de deficiência ou incapacidade, a AFPAD considera de grande importância o envolvimento dos seus utentes neste tipo de actividades que contribuem para a sua afirmação enquanto cidadãos, com todos os direitos que os outros cidadãos têm, mas também com deveres que são universais e que, no caso concreto, têm a ver com a preservação do ambiente e com a reutilização de materiais de diversos tipos para outros fins.

       A “azáfama” provocada pelo desenvolvimento da campanha “O amarelo por um sorriso” já é visível nas instalações da AFPAD e entre os seus utentes, familiares e colaboradores que todos os dias trazem sacos repletos dos materiais para que a atividade está direcionada.

       A defesa do ambiente também pode ser uma festa!


Vila Nova de Famalicão, 12 de Fevereiro de 2016

2016-02-12