AFPAD comemora Dia Internacional da Mulher

AFPAD comemora Dia Internacional da Mulher

No dia 9 de março os jovens da AFPAD (Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência) associaram-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A manhã deste dia iniciou-se com uma visita ao gabinete da Sra. Vereadora da Família, a Dra. Sofia Fernandes, que pelas suas características empreendedoras, ativa e afetuosa, representa todas as mulheres Famalicenses. Sendo um bom exemplo de como as mulheres fazem a diferença na nossa comunidade, não só pela forma como exerce o seu dever cívico em prol da representação na comunidade, mas pelas suas características pessoais que tão bem a define. Aproveitando esta visita os nossos jovens distribuíram também flores a todas as colaboradoras do município que se encontravam nos outros pelouros. A Direção Técnica salientou “a alegria que os jovens sentiram ao verificarem que as flores que ofereceram no ano passado ainda se encontravam em cima das suas secretárias. Isto representa muito o respeito que têm pelo nosso trabalho e o carinho com que recebem e acolhem os jovens da AFPAD!”

Para esta atividade os nossos jovens decidiram no âmbito do atelier da “Escolaridade Funcional” e do “Espaço Picasso” explorar a literacia através da significância da palavra “Mulher” e a partir desta elaboraram frases alusivas a este dia, tais como: “Mulheres que fazem a diferença” e “Dia da Mulher, hoje e sempre! Que colocaram numa etiqueta que acompanhou cada flor.”

E foi neste contexto que os nossos jovens do Lar e do CAO andaram pela cidade a distribuir sorrisos abertos e, cerca de 250 flores a todas as mulheres sendo visível a satisfação de todas elas ao serem presenteadas com as flores! Mais uma vez, a Direção Técnica salienta a importância de que “todas as flores terem sido elaboradas pelos nossos jovens, desde a escolha do tipo de flor, da cor ao material a utilizar. Com esta atividade para além da linguagem e da literária desenvolveu-se nas palavras da direção técnica “a motricidade fina, o sentido de estética, a criatividade, a liberdade de escolha e a valorização do outro enquanto ser único e diferente.”

“Na AFPAD promove-se diariamente uma inclusão ativa dos nossos jovens ativos e empreendedores na comunidade a que pertencem. Este tipo de atividade e de iniciativa são a alavanca para uma verdadeira inclusão social”, acrescenta a Direção Técnica.

A AFPAD agradece a todas as “Mulheres” que têm diariamente um papel ativo, cívico e afetuoso no quotidiano dos nossos jovens.


Vila Nova de Famalicão, 13 de março 2020

2020-03-13