Dia Internacional da Família

Dia Internacional da Família na AFPAD

A 15 de maio comemora-se o Dia Internacional da Família e os jovens do CACI associaram-se a esta efeméride com uma atividade que durante alguns dias preencheu com novas aprendizagens o tempo de cada um e de todos.

Assim, dada a importância deste dia para os nossos jovens, os mesmos envolveram-se na preparação, reflexão e promoção sobre o tema: Família. Como em família os nossos jovens estiveram envolvidos, unidos, em confraternização e partilha na elaboração de todas as atividades propostas. Com a dedicação, o entusiasmo que os define exploraram o sentido de família através da dinâmica “A Família é o sol que aquece a nossa casa”!

A partir desta premissa o sentido de família depressa se alargou à AFPAD e ao que a nossa instituição representa para cada um deles. A ideia surgiu natural e espontaneamente: a construção de um telhado que simboliza a “Casa da Família AFPAD e da Família nuclear” porque para eles somos uma grande família, unida em prol do bem-estar de todos! O sol estrela maior de Luz surgiu como a imagem central da casa cujos raios foram representados através das palavras através das quais deram a conhecer o que para eles significa Família. O cuidado com que colocaram cada raio representa o respeito com que tratam cada elemento da família. O afeto e a vivacidade da relação familiar que mantêm com os seus está bem presente na conjugação alegre das cores que escolheram e utilizaram.

Em grupo partilharam, exploraram e refletiram sobre os sentimentos e emoções que sentem por fazer parte, também, da família AFPAD. A cada um foi pedido um sentimento sobre a família e mais uma vez, foi emocionante ouvir o que cada um verbalizou como - paixão, amor, afeto, segurança, carinho, alegria, proteção, diálogo, perdão, respeito, coragem, partilha, união. Para a Direção Técnica, através desta atividade foi possível constatar que os nossos jovens entendem que longe ou perto estaremos sempre ligados e que a união é o que nos define enquanto família, sendo família aquela onde a nossa vida começa, mas também aquela que construímos através de laços impossíveis de quebrar, pois em família aprendemos, convivemos, partilhamos o bom e o menos bom, mas sabemos que estamos sempre com os nossos e disponíveis para ser mais e melhor todos os dias. E é tudo o que precisamos para crescer com sentido de pertença, segurança e confiança.

No lar, também, os jovens se associaram a este dia e para o efeito através de uma moldura representaram a família AFPAD com a foto de cada um que ficará a embelezar mais uma das nossas paredes

Para a “Família AFPAD” o verdadeiro significado da família são todos aqueles que um dia entraram no nosso coração e que fazem caminho seguindo valores e espírito de missão, acrescenta a Direção Técnica.

Vila Nova de Famalicão, 15 de Maio 2022

2022-05-15