DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA NA AFPAD

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA NA AFPAD

 

No 15 de maio os jovens da AFPAD celebraram o “Dia Internacional da Família”. Assumindo a importância desta data, os últimos dias foram intensos na preparação, reflexão e capacitação sobre este tema. Tal como em família os jovens do lar estiveram envolvidos, unidos, em confraternização e partilha na elaboração de todas as atividades propostas. Com a dedicação, o entusiasmo que os carateriza exploraram o sentido de família através da dinâmica “A árvore da nossa família”!

A partir desta dinâmica o sentido de família depressa se alargou à AFPAD e ao que a nossa instituição representa para cada um deles. A ideia surgiu natural e espontaneamente a construção de uma árvore que simboliza a “Família AFPAD” porque para eles somos uma grande família, unida em prol do bem-estar de todos! Em cada ramo colocaram o nome de alguns membros da família de cada um e de todos.  A destreza com que colocaram cada folha e coração na árvore representa o respeito com que tratam cada elemento da família.

Em grupo partilharam, exploraram e refletiram sobre os sentimentos e emoções que sentem por fazer parte da família AFPAD. Ainda, no vitral alusivo a este dia colocaram pequenas cartas para entregarem e darem a conhecer o sentimento que a Família despoleta nos nossos jovens. Para a Direção Técnica, com esta atividade foi possível constatar que os jovens entendem que longe ou perto estaremos sempre ligados e que a união é o que nos define enquanto família, sendo família aquela onde a nossa vida começa, mas também aquela que construímos através de laços impossíveis de quebrar, pois em família aprendemos, convivemos, partilhamos alegrias e tristezas, mas sabemos que estamos sempre com os nossos e disponíveis para ser mais e melhor. E é tudo o que precisamos para crescer com sentido de pertença. Para a “Família AFPAD” o verdadeiro significado da família são todos aqueles que um dia entraram no nosso coração.

No do CACI assinalaram este dia através do mote “para mim a família é…”.

A cada um foi pedido que verbalizasse o que para eles é a família, e mais uma vez, foi emocionante ouvir o que cada um verbalizou como - amor, amizade, união, carinho, respeito, base., apoio, amigos, é tudo, entre outros. Através desta atividade foi possível constatar que o que nos define enquanto família é o sentido de pertença, segurança e confiança alicerçados no respeito e na empatia.

 

2023-05-15