Jovens do Lar da AFPAD comemoram Dia Mundial da Fotografia

A 19 de agosto os jovens do lar residencial “A Minha Casa“ da AFPAD associaram-se à comemoração do Dia Mundial da Fotografia, como tem sido habitual.

Para a Direção Técnica, a fotografia eterniza momentos, guarda recordações, conta histórias através de imagens, sem palavras narradas, e desvenda a forma única, pessoal e intrínseca de contemplar o mundo e o que nos rodeia. A fotografia permite olhar a vida a cada instante com outros olhos, mais pormenorizados, mais humanizados, mais esmerados e mais cristalinos.

A Direção Técnica acrescenta que ao longo deste dia foram vários os registos fotográficos que os jovens realizaram para eternizar nas suas memórias todas as sensações e emoções que através da câmara e de um “click” o que visualizaram ficasse registado para todo o sempre na retina de cada um deles e da comunidade sempre com um olhar inclusivo.

Esta atividade insere-se no âmbito do plano de atividades da AFPAD e tem como objetivo registar através da fotografia um novo olhar sobre a diferença e como a diferença está em cada um de nós. Associarmo-nos a esta efeméride pretendeu-se potenciar nos jovens a imaginação, a criatividade, a estética, a atenção, a concentração, a memória e despoletar novas experiências que permitam o seu desenvolvimento biopsicossocial. Nas palavras da Direção Técnica “as fotografias são a expressão da realidade que envolve cada jovem e de como cada um a vivencia e vê o seu mundo integrando-o com as suas especificidades e individualidades.” Neste sentido, a partir do piquenique na AFPAD em que os jovens se envolveram ativamente recreando um belo e harmonioso cenário. A forma descontraída, entusiasmada como viveram este piquenique ficou registada em vários momentos. Ainda houve tempo para saborear um delicioso bolo de pêssego acompanhado de um refrescante sumo de laranja. Foi de facto um dia bem passado no meio da natureza que envolve o lar residencial e que a todos transmite tranquilidade e serenidade e em que sentiram a brisa e o aroma que só árvores são capazes de proporcionarem. É indiscritível a forma como manusearam as máquinas fotográficas e o pormenor de cada detalhe que fotografaram quer na paisagem, quer no cenário quer nos colegas, ao procurarem o melhor ângulo para a melhor fotografia. Estamos certos de que fotografar vai muito além de clicar no botão, permite narrar emoções e sentimentos. É gravar a vida com a palete de cores que cada um se reconhece.  O Dia da Fotografia permitiu aos jovens guardar momentos com todas as suas emoções e revivê-las com toda a intensidade do momento. Salientamos que os jovens não fotografaram apenas com a máquina, mas com o olhar fascinante do seu EU mostrando à comunidade que a integração poderá estar à distância de um click ficando eternizado para sempre.

2022-08-19