O PODER DO SONHO

O Poder do Sonho

Para celebrar o "Dia Mundial da Escrita á Mão" que se comemora a 23 de janeiro, os jovens do CAO escreveram várias histórias a partir do mote "Se eu fosse um animal, uma flor, um fruto, um livro seria...entre outros". Esta atividade potenciou a capacidade de expressão escrita e da criatividade. Através da imaginação os nossos jovens viajaram e foram capazes de pôr em palavras todas as suas emoções e sentimentos. Pois na história que cada um escreveu cada um foi capaz de decidir o que queria ser. Através da história de cada um foi possível a conhecer o que a sua mente pensa e acredita e o que o seu coração sente.

Esta atividade conclui-se com o livro "O Poder dos Sonhos" ilustrado pelos jovens. Foi mais uma atividade em que cada um deu a conhecer ao grupo, favorecendo assim o seu desenvolvimento biopsicossocial.  Assim como, também, se intencionalizou através do treino da caligrafia e exploração manual o desenvolvimento cognitivo de cada um dos jovens. As letras, as palavras, as frases que tão bem redigiram demonstrou o sentido de liberdade, de criatividade e de partilha porque a caligrafia deve continuar a ser potenciada e estimulada em cada um de nós. A direção técnica assume que através da estimulação e do contacto com a escrita manual contribui-se para o autoconhecimento, e para o desenvolvimento de competências como o pensamento, a promoção de novas realidades sobre o mundo que nos rodeia, estimulando a criatividade e a destreza manual. Ao mesmo tempo esta atividade teve uma componente lúdica-pedagógica porque “através de pequenos traços que desenham as letras conseguimos compreender a forma como o outro se expressa consigo mesmo e com os outros. É também um exercício de memórias das nossas várias memórias”. Na AFPAD procura-se, diariamente, promover a autonomia e a capacitação dos nossos jovens para uma verdadeira inclusão na comunidade. Nas palavras da direção técnica “A missão da AFPAD é continuar a contribuir para que o bem-estar, a satisfação e a superação de cada um dos nossos jovens seja uma realidade. É este um dos lemas e dos objetivos das atividades que desenvolvemos com cada um dos nossos jovens é: estimular, capacitar, incluir!”

Para a AFPAD é possível, com a comunidade, incluir, desenvolver as potencialidades e competências, aceitando e respeitando as diferenças de cada um.

 


Vila Nova de Famalicão, 01 de fevereiro 2021

2021-02-01