O livro e a liberdade

AFPAD Celebra Dia Mundial Do Livro

No “DIA MUNDIAL DO LIVRO” que se comemora a 23 de abril os clientes da AFPAD visitaram a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. 

No âmbito das atividades no atelier da Escolaridade Funcional os clientes criaram um livro “ A história da nossa escola”  que retrata a história da AFPAD e a importância da mesma na história de vida de cada um, que com muito carinho e emoção quiseram partilhar e ler ao Vereador da Educação, da Cultura e do Conhecimento, Dr. Leonel Rocha, Toda esta atividade foi idealizada pelos nossos clientes que aproveitando a presença do Sr. Vereador realizaram-lhe uma entrevista sobre a importância dos livros e da leitura . Através da entrevista foi possível conhecer um pouco dos gostos literários do Sr. Vereador e a importância da promoção da leitura visível nos programas educativos municipais bem como da oferta cultural desenvolvida pelo município. Assim, o Vereador gosta particularmente de poesia, tem vários escritores de eleição, destacando Camilo Castelo Branco, José Régio e Mia Couto. Esta visita permitiu-nos também perceber o funcionamento e organização da biblioteca, a elevada quantidade e diversidade de livros para todo o tipo de público, as bibliotecas escolares também estão bem equipadas e, a existência da Biblimóvel que regularmente visita escolas e instituições. 

Com esta atividade pretendeu-se promover a leitura e a imaginação porque ler é ver, mexer, sentir, cheirar, sonhar e imaginar. É ter o mundo nas mãos. Ler é escrever e falar melhor. É expandir o vocabulário, é aprender e é crescer. 

Na AFPAD diariamente procura-se promover a autonomia e a capacitação dos nossos clientes para uma verdadeira inclusão na comunidade.

Esta foi mais uma iniciativa em que se demonstrou a todos os presentes que afinal a Inclusão é possível, sendo que a missão da AFPAD é continuar a contribuir para que o bem-estar, satisfação e a superação de cada um dos nossos clientes seja uma realidade. 

Na semana em que também se comemora a liberdade, vamos continuar a acreditar que é possível, com a comunidade, incluir, desenvolver as potencialidades e competências, aceitando e respeitando as diferenças de cada um. Foi esta a mensagem que os nossos clientes, tão bem transmitiram, ao entregarem um cravo, símbolo máximo de “Abril”. Os clientes da AFPAD mais uma vez incluíram-se na comunidade visitando serviços e espaços da mesma como por exemplo a PSP, a GNR, a farmácia, cafés e outros locais que frequentam diariamente.


Vila Nova de Famalicão,23 de Abril 2019

2019-04-23