Clientes do Lar da AFPAD comemoram Dia Mundial da Fotografia”

AFPAD Celebra Dia Mundial da Fotografia


Os clientes do lar “A Minha Casa” da AFPAD (Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência), associaram-se à comemoração do Dia Mundial da Fotografia que se celebra a 19 de agosto.


Para a Direção Técnica, a fotografia permite eternizar momentos, guardar recordações, contar histórias em imagens, sem palavras, e mostrar uma forma única, pessoal e intrínseca de ver o mundo. Dado que através da fotografia é possível olhar a vida e cada instante com outros olhos, mais detalhados, mais humanos, mais aprimorados e mais transparentes.


A fotografia reproduz o infinito que só ocorre uma vez, repete mecanicamente o que nunca mais se poderá repetir.


A Direção Técnica, acrescenta que durante este dia foram vários os registos que os nossos clientes realizaram de modo a perpetuar nas suas memórias todas as sensações e emoções que através da câmara e de um instante “click” o que visualizaram permaneça registado para sempre no olhar de cada um deles e da comunidade de forma inclusiva. Esta atividade insere-se no âmbito do plano de atividades da AFPAD e tem como objetivo registar através da fotografia um novo olhar sobre a diferença. Com esta comemoração pretendemos estimular nos nossos clientes a imaginação, a criatividade, a atenção, a concentração e a memoria e potenciar novas experiências que permitam o seu desenvolvimento e bem-estar.


Nas palavras da Direção Técnica as fotografias são a expressão da realidade que está à volta de cada cliente e de como cada um a sente e vê o seu mundo integrando-o com as suas especificidades.


Fotografar vai além de clicar no botão, é narrar emoções, sentimentos é gravar a vida com a cores que cada um se identifica. É gravar o seu cunho pessoal numa diferença tão capacitada para chamar positivamente a atenção dos mais céticos de que a arte é de todos e para todos.  Esta atividade permitiu aos clientes do Lar Residencial guardar momentos com todas as suas emoções e revivê-las com toda a intensidade. Os clientes não fotografaram apenas com a máquina, mas com o olhar cativante da sua alma mostrando à comunidade que a integração poderá estar distância de um click.



Vila Nova de Famalicão,23 de Agosto 2019

2019-08-23