Colónia de Férias 2023 AFPAD “Nas Ondas Inclusão”

 

Colónia de Férias 2023 AFPAD “Nas Ondas Inclusão”

Foi num ambiente de alegaria e de satisfação que se realizou entre os dias 10 e 21 de julho a Colónia de Férias 2023 da AFPAD – “Nas Ondas da Inclusão” na Praia Azul, em Vila do Conde. Esta colónia desenvolveu-se no âmbito da candidatura ao “Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P)”. Nesta atividade participaram os jovens e adultos da AFPAD do Lar residencial e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Para a Direção Técnica da AFPAD “a alegria, o contentamento, a diversão e o bom ambiente criado pelos jovens foi evidente, pois para muitos deles esta é a única oportunidade de beneficiar de um período na praia. E um dos nossos lemas, é irmos ao encontro dos desejos e sonhos de cada um e, também, sermos o prolongamento da família”. O sucesso desta atividade deve-se ao envolvimento de todos os colaboradores e, também, ao apoio dos voluntários, que são sempre uma mais-valia.

Durante os 10 dias de praia realizaram-se várias atividades salientando-se “MOVE-TE”, em que os jovens com a proatividade que os caracteriza organizaram ao pormenor um concurso de dança, que aproveitaram para expressar através de movimentos do corpo sentimentos, emoções e mensagens inclusivas. Os jovens com esta atividade pretenderam demonstrar que a dança é para todos e também ela pode e deve ser inclusiva.

Ainda, nestes dias de praia demos continuidade à estimulação psicomotora através de vários jogos e atividades desportivas. Destacámos a alegre e divertida gincana “AFPAD sem Fronteiras” em que os jovens superaram obstáculos, saltaram desafios. A gincana, promoveu a integração dos jovens num ambiente lúdico e pré́-desportivo, visando o lazer e o contacto com diferentes atividades físicas. Procurando o desenvolvimento integral dos jovens e capacitando-os para a cidadania estes procederam de forma consciente à limpeza da praia – “Limpar+” através da separação do lixo contribuindo para uma praia mais limpa, convidando os veraneantes a participarem ativamente.

E, entre os mergulhos vigorosos no mar, os agradáveis e quentes raios de sol que a todos bronzeou não faltaram momentos para mais tarde recordar, como o almoço na praia que tanto desejaram e que planearam ao pormenor. Viveram momentos de partilha, de união e de reflexão nas atividades de simbologia – “Sentir Mar” em que participam ativamente com o mar como cenário de fundo com o seu inigualável e inconfundível azul. O cenário a todos proporcionou sentimentos de leveza e de relaxamento que só o som do mar e o cheiro da maresia são capazes de transmitir.

. De realçar que no término desta atividade os jovens saborearam um delicioso gelado por eles escolhido, na esplanada como se quer quando se pretende saborear algo fresco e doce.  Esta atividade permitiu e reforçou a socialização com a comunidade garantindo o envolvimento desta em diferentes dinâmicas por eles planeadas e executadas de modo a favorecer a inclusão e o sentimento de reconhecimento da comunidade. Desejamos que o sol continue a irradiar o melhor em cada um de nós e a inclusão continue a flutuar na onda certa. 

2023-07-24