AFPAD Celebra 30º Aniversário com a realização do Congresso Internacional Educação para a Dif

AFPAD Celebra 30º Aniversário

com a realização do Congresso Internacional Educação para a Diferença

 

Teve lugar esta quarta-feira, no Auditório da Escola Secundária Camilo Castelo, o Congresso Internacional da Educação para a Diferença inserido no 30º aniversário da AFPAD.

Este foi o mote para um dia memorável de partilha e de história AFPAD, segundo o Presidente Abraão Costa. Este evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão Dr. Ricardo Mendes, em representação do Município de Vila Nova de Famalicão, do Dr. Ricardo Sá, em representação do Instituto Português Desporto e Juventude, e do Diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Dr. Carlos Teixeira que endereçaram palavras de reconhecimento e apreço por todo o percurso e trabalho realizado pela AFPAD ao longo destes 30 anos.

Neste evento estiveram presentes 120 participantes. Nas palavras do Abraão Costa, este dia marcou o início de uma nova jornada AFPAD que se pretende que continue a ser inclusiva e diferenciadora. Este congresso contou com a presença de convidados nacionais e internacionais e um conjunto de especialistas na área da Deficiência e da Educação para a Diferença.  Que abordaram os seguintes temas: A inclusão através do projeto Erasmus + e etwinning na área da deficiência; a Deficiência e as Artes Circenses com testemunhos reais, A comunicação não agressiva, A importância da Intervenção Precoce, das Terapias e do Diagnóstico, com exemplos reais e “Tenho um filho deficiente e agora” com testemunhos reais.

Para Abraão Costa este evento tornou-se num espaço de partilha entre todos os intervenientes e participantes, consolidando saberes técnico práticos que permitem contribuir para o avanço e melhoria das práticas centradas na pessoa com deficiência e incapacidade e para a sua inclusão ativa na comunidade não só local ou nacional, mas, também a nível internacional.

Ainda segundo, Abraão Costa, o momento alto deste dia foi a entrega dos prémios AFPAD, em que homenagearam os colaboradores que estão na AFPAD à 25 anos e ex-colaboradores que terminaram o seu percurso profissional na AFPAD. Foi um gesto simbólico que pretendeu reconhecer e agradecer toda a dedicação, empenho e valorização à AFPAD.  Também foram homenageados os professores do Município que diariamente capacitam os jovens adultos da AFPAD.

O dia terminou com os parabéns à AFPAD.

 

2023-12-20