IPSS que atuam na área da deficiência organizam o I Encontro Concelhio de Grupos de Capacitação

IPSS que atuam na área da deficiência organizam o I Encontro Concelhio de Grupos de Capacitação e Autorrepresentação em Vila Nova de Famalicão

 

Realizou-se esta Segunda-feira, no Grande Auditório da Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão, o I Encontro Concelhio de Grupos de Capacitação e Autorrepresentação – Famalicão com Rodas. O evento contou com a participação dos convidados: Dra. Sara Justino e Dra. Susana Henriques (Cerci Lisboa), que abordaram os Direitos, a Capacitação e a Autorrepresentação, Albino Silva - Autorrepresentante do PNAR (Plataforma Nacional de Autorrepresentantes), que liderou o tema “Nada sobre nós, sem nós” e Paula Silva, Beatriz Simões, Igor Magalhães e Mª José Gonçalves, autorrepresentantes do grupo concelhio de Famalicão, que sensibilizaram a comunidade em geral para as problemáticas identificadas pelo Grupo de trabalho, para as capacidades das pessoas com deficiência e incapacidades e para as necessidades de intervenção com vista à promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Foi um evento da iniciativa da AFPAD e realizado em parceria com todos os parceiros que atuam na área da deficiência ATC, ACIP,APPACDM, CS BAIRRO, CSPRIBEIRÃO e com o apoio e reconhecimento do Município de Vila Nova de Famalicão, representado pela Sra. Vereadora Dra. Sofia Fernandes, pelo mérito de reunir em rede o trabalho das organizações com trabalho na área da deficiência e incapacidade do concelho famalicense e pela iniciativa audaz de dar voz às pessoas com deficiência e incapacidade num dia memorável para cada um dos participantes.

A Comissão Organizadora agradece o empenho de todas as instituições envolvidas neste projeto, que está a dar os seus primeiros passos junto da comunidade, mas que visa continuar a trabalhar para atingir objetivos no âmbito da promoção da capacitação das pessoas com deficiência no concelho, contribuindo para uma sociedade mais aberta e inclusiva à participação de todos.

2023-12-04