Colónia de Férias 2022 AFPAD “Um Mar de Sonhos”

Foi num ambiente de alegaria e de satisfação que se realizou entre os dias 18 e 29 de julho a Colónia de Férias 2022 da AFPAD – “Um Mar de Sonhos”, na Praia Azul, em Vila do Conde. Esta colónia desenvolveu-se no âmbito da candidatura ao “Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P)”. Nesta atividade participaram os jovens e adultos da AFPAD do Lar residencial e do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Para a Direção Técnica da AFPAD “a alegria, o contentamento, a diversão e o bom ambiente criado pelos jovens foi evidente, pois para muitos deles esta é a única oportunidade de beneficiar de um período na praia. E um dos nossos lemas, é irmos ao encontro dos desejos e sonhos de cada um e, também, sermos o prolongamento da família”. O sucesso desta atividade deve-se ao envolvimento de todos os colaboradores e, também, ao apoio dos voluntários, que são sempre uma mais valia. Durante os 10 dias de praia realizaram-se várias atividades salientando-se “O desfile de moda na areia”, em que os jovens com a proatividade que os caracteriza organizaram ao pormenor um desfile de moda com material reciclado e, também, com o que a fauna e a flora nos oferecem deram largas à imaginação e criaram belas peças de roupa. Os jovens com esta atividade pretenderam demonstrar que a moda é para todos e também ela pode e deve ser inclusiva. Neste sentido, criaram um cenário de moda onde a passerelle foi a areia e a imagem de fundo o azul inigualável e inconfundível do mar. O cenário a todos proporcionou sentimentos de leveza e de relaxamento que só o som do mar e o cheiro da maresia são capazes de transmitir.

Ainda, nestes dias de praia demos continuidade à estimulação psicomotora através de vários jogos e atividades desportivas. Destacámos a alegre e divertida gincana, em que os jovens superaram obstáculos, saltaram desafios. A gincana, promoveu a integração dos jovens num ambiente lúdico e pré́-desportivo, visando o lazer e o contacto com diferentes atividades físicas. Procurando o desenvolvimento integral dos nossos jovens e capacitando-os para a cidadania estes procederam de forma consciente à limpeza da praia através da separação do lixo contribuindo para uma praia mais limpa.  

E, entre os mergulhos vigorosos no mar, os agradáveis e quentes raios de sol que a todos bronzeou não faltaram momentos para mais tarde recordar, como o almoço na praia que tanto desejaram e que planearam ao pormenor. Viveram momentos de partilha, de união e de reflexão nas atividades de simbologia em que participam ativamente com o mar como cenário de fundo. De realçar que no término desta atividade os jovens saborearam um delicioso gelado por eles escolhido, na esplanada como se quer quando se pretende saborear algo fresco e doce.  Esta atividade permitiu e reforçou a socialização com a comunidade garantindo o envolvimento desta em diferentes dinâmicas por eles planeadas e executadas de modo a favorecer a inclusão e o sentimento de reconhecimento da comunidade. Desejamos que o sol continue a irradiar o melhor em cada um de nós e os sonhos continuem a flutuar na onda certa.

 

2022-08-01